Olá, meu nome é Marcelo Estraviz. Quase 30 anos de carreira me tornaram um conhecedor do terceiro setor. Nesse período desenvolvi, junto com parceiros e amigos, diversas iniciativas importantes. Este é o espaço onde estou registrando tudo, como legado público. É também onde explico meus serviços atuais. Você pode pesquisar começando pelas histórias antigas ou talvez prefira ir direto para o que estou fazendo hoje em dia. Obrigado por me visitar. 🙂
21 mil alunos
5 mil ongs
12 projetos
Dentro do terceiro setor, eu auxiliei ONGs a criarem e melhorarem suas áreas de captação de recursos. Após 3 livros, dezenas de consultorias e milhares de alunos, passei a me interessar também pelos processos de melhoria contínua nas ONGs, certificações e outras formas de reconhecimento. Daí surgiram meus atuais empreendimentos. Mais recentemente tenho me dedicado a acompanhar líderes e gestores em seus processos de transição profissional e pessoal.
Depois de 28 anos, sigo semanalmente apresentando aulas gratuitas para quem quer aprender a arrecadar diinheiro.
Um serviço que foi sendo moldado no decorrer dos anos, conversando, aprendendo, mentorando e ajudando dezenas de líderes do setor social. Hoje a metodologia está consolidada e há fila de espera, Meu trabalho mais artesanal.
Começamos com uma iniciativa discreta e hoje somos especialistas em reconhecimento através de selos e prêmios, no Brasil e na America Latina. Destaque para o Selo Doar e o Prêmio Melhores ONGs, caminhando para a oitava edição.
A iniciatiiva mais recente: um programa de entrevistas com gestores de ONGs, ativistas e especialistas. Uma conversa informal, tranquila e cheia de humanidade.
Padrões em Gestão e Transparência
O empreendimento de maior envergadura do Instituto Doar e que deu origem a outros selos dentro e fora do Brasil
O maior evento do terceiro setor
O prêmio é o empreendimento anual de maior crescimento e reconhecimento das ONGs. Entrando agora também na América Latina.
Existem empreendimentos que existem como legado, entregues ao mundo
ABCR – Associação Brasileira dos Captadores de Recursos
Boa parte do que fiz profissionalmente no setor foi enquanto presidente da ABCR. Ou enquanto fundador (até hoje. :). E lá se vão 25 anos.
Ao lado, primeiro logo da ABCR
Dia de Doar
Tinha ouvido falar de um movimento chamado Giving Tuesday, em referência ao Back Friday. Mas eu achava que esse nome em inglês não pegaria. Então inventei um termo com 3 Ds: O dia de doar. O resto é história.
Ao lado, o primeiro logo do Dia de Doar.
OITO E MEIA DA MANHÃ Estou na frente da Márcia. Como sempre faço em qualquer reunião, chego 5 minutos antes para poder conversar algo com as secretárias. A Márcia é ótima, super animada, mesmo nesta hora. Eu não funciono muito bem de manhã e ela sempre é uma injeção de ânimo. Pergunto da Bárbara, filhinha…
PÍLULA 1 – BUSCANDO ALIADOS Nota do autor: pra você que está acompanhando o começo desta história, as pílulas são os momentos que acho importante explicar melhor determinados conceitos. Serão várias pílulas no decorrer deste livro e que estão agrupadas em um índice nas páginas finais, para facilitar sua vida em situações onde você poderá…
UM DIA DE CAPTADOR Então é isso, vamos nos ambientar. Vamos construir uma mentirinha juntos. Vamos fingir que eu sou um captador da ONG Jovens Globais. Essa ONG não existe, ok? Mas, como todas as outras, tem projetos, programas, planejamento, metas de captação e metas de atuação, tem missão, valores… Enfim, é uma ONG cheia…