Olá, meu nome é Marcelo Estraviz. Quase 30 anos de carreira me tornaram um conhecedor do terceiro setor. Nesse período desenvolvi, junto com parceiros e amigos, diversas iniciativas importantes. Este é o espaço onde estou registrando tudo, como legado público. É também onde explico meus serviços atuais. Você pode pesquisar começando pelas histórias antigas ou talvez prefira ir direto para o que estou fazendo hoje em dia. Obrigado por me visitar. 🙂
21 mil alunos
5 mil ongs
12 projetos
Dentro do terceiro setor, eu auxiliei ONGs a criarem e melhorarem suas áreas de captação de recursos. Após 3 livros, dezenas de consultorias e milhares de alunos, passei a me interessar também pelos processos de melhoria contínua nas ONGs, certificações e outras formas de reconhecimento. Daí surgiram meus atuais empreendimentos. Mais recentemente tenho me dedicado a acompanhar líderes e gestores em seus processos de transição profissional e pessoal.
Depois de 28 anos, sigo semanalmente apresentando aulas gratuitas para quem quer aprender a arrecadar diinheiro.
Um serviço que foi sendo moldado no decorrer dos anos, conversando, aprendendo, mentorando e ajudando dezenas de líderes do setor social. Hoje a metodologia está consolidada e há fila de espera, Meu trabalho mais artesanal.
Começamos com uma iniciativa discreta e hoje somos especialistas em reconhecimento através de selos e prêmios, no Brasil e na America Latina. Destaque para o Selo Doar e o Prêmio Melhores ONGs, caminhando para a oitava edição.
A iniciatiiva mais recente: um programa de entrevistas com gestores de ONGs, ativistas e especialistas. Uma conversa informal, tranquila e cheia de humanidade.
Padrões em Gestão e Transparência
O empreendimento de maior envergadura do Instituto Doar e que deu origem a outros selos dentro e fora do Brasil
O maior evento do terceiro setor
O prêmio é o empreendimento anual de maior crescimento e reconhecimento das ONGs. Entrando agora também na América Latina.
Existem empreendimentos que existem como legado, entregues ao mundo
ABCR – Associação Brasileira dos Captadores de Recursos
Boa parte do que fiz profissionalmente no setor foi enquanto presidente da ABCR. Ou enquanto fundador (até hoje. :). E lá se vão 25 anos.
Ao lado, primeiro logo da ABCR
Dia de Doar
Tinha ouvido falar de um movimento chamado Giving Tuesday, em referência ao Back Friday. Mas eu achava que esse nome em inglês não pegaria. Então inventei um termo com 3 Ds: O dia de doar. O resto é história.
Ao lado, o primeiro logo do Dia de Doar.
INTRODUÇÃO Em 1999 criei uma lista de discussão na web, chamada FundBR. Meu objetivo era reunir um grupo de profissionais de captação de recursos para causas sociais e assim trocarmos idéias, angústias e alegrias. Naquela época eu e Célia Cruz havíamos sido convidados para elaborar um livro sobre o tema, a convite do Instituto Fonte.…
Duas grandes linhas de pensamento atuam simultaneamente no Brasil quando falamos sobre doações. Tais linhas descrevem dois mundos contraditórios e em geral as pessoas defendem uma ou outra tese. Uma delas diz que o brasileiro é um povo cordial, amigo, solidário e cooperativo. Eu concordo com essa tese. Outra linha de pensamento diz que no…
O padeiro que sabe das coisas. Mudam os tempos, mudam os planos, mas o que não muda é a vontade de servir bem aquele pão fresquinho. São mais de quinze anos trabalhando como consultor. Então resolvi me reinventar. Estou bolando algumas coisas bacanas que em breve conto aqui. Coisas beeem bacanas. Mas isso falo outro dia.…