10 epilogo

Não há muito mais a dizer aqui. Este livro demorou 10 anos pra acontecer. Nunca imaginei que meu primeiro livro definiria tão fortemente minha trajetória profissional. Aquele livro eu ainda estava começando na profissão e tive uma oportunidade única de transformar minha experiência até então em um singelo manual. Nestes 10 anos eu prometia para mim mesmo que era necessário um novo livro, uma nova forma de dizer o que vivenciei estes anos, junto a milhares de alunos, dezenas de consultorias e centenas de novos amigos.
Queria algo menos técnico e frio, mas sem gerar superficialidade. Brinquei de escritor criando uma aventura de um dia na vida de um captador. Espero que tenha gostado. Algumas situações são reais, algumas são misturas de vários acontecimentos, várias são mentirinhas e muitas são histórias que me contaram.
Queria contar como nem tudo são flores. Que também se pode sentir raiva, que não precisamos ser hipócritas, que lidamos sempre com pessoas e suas idiossincrasias. Queria contar também que se há clareza, não é complicado. Nós complicamos muito nossas vidas. Os exemplos que dei, mais do que formatos fixos, são jeitos de lidar com gente. Há que se gostar de gente nesta profissão e em qualquer ação cotidiana nossa.
É curioso perceber que eu acho que coloquei tudo que sei sobre captação neste livro… Alguns dirão que se é isso, parece pouco. Talvez seja. Também é curioso que eu não me sinta um especialista, apesar desses anos todos. Eu conheço excelentes especialistas em suas áreas. Eu me vejo como um generalista. Eu preferi focar em lidar com gente. Isso tem me trazido excelentes e agradáveis situações.
Esse mundo das organizações sociais me agrada porque trata de causas. Eu gosto de gente que tem causas a defender. O mundo é complicado, as dificuldades são enormes, os problemas parece que se avolumam. Mas eu gosto de conviver com esses heróis cotidianos. Mobilizar recursos é pra mim como encontrar aliados para a vida. A vida não é fácil, mas vale muito a pena. ainda mais ao lado de aliados.
Espero ter ajudado você a encontrar aliados para sua causa!

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos

em primeira mão!