Minha paixão e especialização são as ONGs

Olá, meu nome é Marcelo Estraviz. Quase 30 anos de carreira me tornaram um conhecedor do terceiro setor. Nesse período desenvolvi, junto com parceiros e amigos, diversas iniciativas importantes. Este é o espaço onde estou registrando tudo, como legado público. É também onde explico meus serviços atuais. Você pode pesquisar começando pelas histórias antigas ou talvez prefira ir direto para o que estou fazendo hoje em dia. Obrigado por me visitar. 🙂

21 mil alunos

5 mil ongs

12 projetos

Dentro do terceiro setor, eu auxiliei ONGs a criarem e melhorarem suas áreas de captação de recursos. Após três livros, dezenas de consultorias e milhares de alunos, passei a me interessar também pelos processos de melhoria contínua nas ONGs, certificações e outras formas de reconhecimento. Daí surgiram meus atuais empreendimentos. Mais recentemente tenho me dedicado a acompanhar líderes e gestores em seus processos de transição profissional e pessoal.

Captação de Recursos

Depois de 28 anos, sigo semanalmente apresentando aulas gratuitas para quem quer aprender a arrecadar diinheiro. Toda segunda feira de manhã. Inscreva-se gratuitamente aqui.

Mentoria de Transição

Um serviço que foi sendo moldado no decorrer dos anos, conversando, aprendendo, mentorando e ajudando dezenas de líderes do setor social. Hoje a metodologia está consolidada e há fila de espera, É meu trabalho mais artesanal (e mais caro).

Certificadora Social

Começamos com uma iniciativa discreta e hoje somos especialistas em reconhecimento através de selos e prêmios, no Brasil e na America Latina. Destaque para o Selo Doar e o Prêmio Melhores ONGs, caminhando para a oitava edição.

Entrevistando os gestores

A iniciativa mais recente: um programa de entrevistas com gestores de ONGs, ativistas e especialistas. Uma conversa informal, tranquila e cheia de humanidade. Toda terça feira, inscreva-se agora pra receber os lembretes.

Meus empreendimentos

Selo Doar

Padrões em Gestão e Transparência

O empreendimento de maior envergadura do Instituto Doar (Hoje Certificadora Social) e que deu origem a outros selos dentro e fora do Brasil

Visite o site →

Prêmio Melhores ONGs

O maior evento do terceiro setor

O prêmio é o empreendimento anual de maior crescimento e reconhecimento das ONGs. Entrando agora também na América Latina.

Visite o site →

História

Existem empreendimentos que são legado, entregues ao mundo:

ABCR – Associação Brasileira dos Captadores de Recursos

Boa parte do que fiz profissionalmente no setor foi enquanto presidente da ABCR. Ou enquanto fundador (até hoje. :). E lá se vão 25 anos. (+ aqui)

Ao lado, primeiro logo da ABCR

Dia de Doar

Tinha ouvido falar de um movimento chamado Giving Tuesday, em referência ao Back Friday. Mas eu achava que esse nome em inglês não pegaria. Então inventei um termo com 3 Ds: O dia de doar. Conto mais numa entrevista que fizeram comigo na Revista Época.

Ao lado, o primeiro logo do Dia de Doar.

  • São os indivíduos

    São os indivíduos que financiam as organizações da sociedade civil. E vamos explicar detalhadamente isso, agora. Escrito por João Paulo Vergueiro e Marcelo Estraviz Essa afirmação, surpreendente para muitos aqui no Brasil, foi inicialmente comprovada na edição 2012, e agora confirmada na versão 2014, da pesquisa TIC Organizações Sem Fins Lucrativos. A conclusão da pesquisa…

    Continue lendo →

  • El libro en español

    Eu tenho um livro meu publicado  no Mexico. Que honra! Mando a versão digital dele, assim a coisa se espalha por toda America Latina e pros meus primos espanhóis! 🙂 Espalhe. Todo mundo tem um amigo que fala castelhano, caracoles! Un dia del procurador de Fondos – Mexico

    Continue lendo →

  • Cultura de doação: mudando uma geração

    Na década de 90 o meio-ambiente entrou na agenda da sociedade civil. Desde antes da Eco-92, as escolas começaram a falar aos alunos sobre a importância da preservação da natureza, famílias passaram a instigar as crianças a fazer a separação do lixo, e prefeituras começaram programas de reciclagem de lixo com a população. Levou uma…

    Continue lendo →

Estraviz, Marcelo / 1971